domingo, 28 de março de 2010

Esquizofrenia


A esquizofrenia é um transtorno psíquico grave,que se caracteriza por uma serie de sintomas como: alterações do pensamento, alucinações, delírios, perda de contato com a realidade,embotamento afetivo(dificuldade em demonstrar sentimentos),alterações do comportamento (ansiedade,agressividade...),isolamento social,falta de motivação...
Os sintomas da esquizofrenia não são os mesmos de individuo para individuo,podendo aparecer de forma gradual ou explosiva e instantânea.

Normalmente os primeiros sintomas são ignorados porque são caracterizados como uma "fase" da própria adolecencia.
De acordo com estatísticas, a esquizofrenia atinge 1% da população, manifestando-se normalmente entre os 15 e os 25 anos de idade,mas pode ocorrer na infância ou na meia idade também.
Não existe uma causa comprovada para esquizofrenia.

Não existe cura para a esquizofrenia,mas existe controle.Uma pessoa portadora ,fazendo o acompanhamento medico certo poderá ter uma vida normal,voltar a trabalhar,estudar,ter uma vida social como tinha antes da esquizofrenia ter se manifestado.O tratamento inclui uma combinação de medicamentos chamados antipisicoticos,calmantes e terapias com o psiquiatra.

Por a esquizofrenia não ter cura é muito importante não interromper o tratamento mesmo depois dos sintomas terem desaparecido,porque existe uma probabilidade dos surtos voltarem piores sem a medicação(falo por experiência própria)

Algumas dicas para viver melhor com a esquizofrenia :

° Pratique esportes
° Evite o stress
° Mantenha contato com outras pessoas
° Tenha atividades em casa e na rua
° Tenha força de vontade
° Procure ter horário para dormir
° Converse sempre com alguém
° Seja fiel ao seu tratamento

É importante que a pessoa q tem esquizofrenia tenha conhecimento sobre esse transtorno e que tenha um papel ativo no tratamento para poder se auto ajudar porque boa parte da melhora depende mais de nós mesmos do que dos próprios remédios.

6 comentários:

  1. Muito bom esse blog, tenho esquizofrenia e soube de uma cura natural. Compartilho do sofrimento de um esquizofrenico e logo começarei essetratamento este e o site http://www.jaimebruning.com.br/seculo21.php?dep=tv&ref=31

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria q me informasse como é esse tratamento minha filha tem essa doença e os remedios nao estao adiantando

      Excluir
  2. Eu não sei mais o que fazer! Estou desesperada! O pai do meu filho é portador da esquizofrenia, porém, não aceita tratamento. Ninguém da família consegue convense-lo a se tratar. Alguém consegue me orientar nesse caso?
    Socorro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloca primeiramente remédio liquido no suco, vitamina, açaí e iogurte. depois que estiver melhor conversa e vai instruindo que quando n estiver ele mesmo tomar medicacao sozinho

      Excluir
  3. Nao sou medica mas a unica opçao é internar se ele recusa tratamento vc conversa com algum psiquiatra pra providenciar a internaçao dele tenho uma filha com essa doença

    ResponderExcluir
  4. primeiramente ate a pessoa melhorar colocar o remedio liquido escondido nos alimentos

    ResponderExcluir